Orgulho = Destruição

Para entender sobre este versículo vamos meditar sobre um rei de Judá que caiu na ruína, quando se achou alguma coisa diante de Deus.

Uzias tinha somente 16 anos quando seu pai foi assassinado e ele subitamente se tornou rei de Judá, no oitavo século antes de Cristo. A história de seu reinado, que é registrada em 2 Crônicas 26, ensina uma lição poderosa sobre a importância da humildade. Uzias começou bem. Ele respeitava o Senhor e sua palavra, e Deus o abençoou abundantemente. 
O reino se expandiu e o rei fiel conseguiu dominar seus inimigos de todos os lados. 
Sua reputação se espalhou a outros países. 
Uzias se fortaleceu.
Então, tudo mudou. 

"Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso" (2 Crônicas 26:16). Uzias era um homem especialmente escolhido por Deus para conduzir seu povo. Durante muitos anos, Uzias serviu o Senhor fielmente. Porém não estava autorizado a entrar no templo para queimar incenso. Esse papel estava reservado para outros homens escolhidos por Deus, os sacerdotes, que serviam no templo. 
Uzias, não estando mais contente com o desempenho do papel que Deus lhe havia dado, tentou assumir uma função extra e foi fortemente repreendido por seu erro.

O sacerdote Azarias e 80 outros sacerdotes seguiram Uzias até o templo e desafiaram seu ato presunçoso. Uzias enraiveceu-se e Deus respondeu imediatamente ao seu erro. O rei ficou leproso ali mesmo no templo diante dos olhos dos sacerdotes. Eles imediatamente o atiraram fora do templo, e Uzias correu da casa de Deus, percebendo que o Senhor tinha punido sua arrogância. Seu filho assumiu os negócios do Estado e deixou o leproso Uzias isolado em sua casa pelo resto de sua vida. 
A vida abençoada de um grande homem foi arruinada por um ato de desobediência. Uzias, como o primeiro rei de Israel (veja Samuel 15:17-23), foi derrubado por seu próprio orgulho.

Veja como um coração cheio de orgulho e vaidade leva qualquer pessoa a ruína, não importando se é rei ou alguém muito usado por Deus. Quando alguém deixa de olhar para 
sua condição humana de falha e pequenez e passa a olhar para a grandeza de suas obras, 
pensando ser alguma coisa, e assumindo funções que não lhes foi determinada,  deixa de ser servo para assumir o lugar de senhor, tornando-se inapto para qualquer obra.

Tudo o que Deus pede para todos nós é  obediência à sua palavra,
e quando alguém deixa de obedecer a palavra de Deus motivado por uma soberba, por uma auto-exaltação e orgulho, achando-se capaz, Deus imediatamente o remove de toda e qualquer função na sua obra, pois  não é exatamente o ato de desobediência que aborrece a Deus, e sim o que motiva essa desobediência, um coração presunçoso, vaidoso, arrogante e orgulhoso.

"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus" (Miquéias 6:8)

 Sempre na fé