Novo Nascimento (Livro Escolida para o Altar) Cap1

  
 
Servi a Deus é algo glorioso, mas há pessoas que têm muitas duvidas, não sabem se tem o chamado de Deus para o chamado de Deus para servi-lo no Altar ou se é apenas uma emoção.

Mas o que representa o Altar?

Observamos na Bíblia varias passagens relatando que homens de Deus levantaram  altares ao Senhor.
Esta era uma maneira de adorar a Deus, estabelecer pactos com Ele, celebrar alianças ou deixar marcos que lembrassem às gerações futuras os grandes feitos que o Senhor operava entre o Seu povo.
Sob o ponto de vista espiritual, o Altar representa lugar de sacrifícios. É nele que sacrificamos nossas próprias vontades e nos colocamos na disposição de servos.

Então podemos entender o que o Altar é uma lugar consagrado, dedicado a Deus, em que a pessoa se compromete a dar-se por inteiro e manter uma vida de retidão e renuncia, vivendo somente para fazer a vontade de Deus.

Para começar, vamos falar sobre o novo nascimento, um requisito fundamental para quem quer servir a Deus no Atar e ajudar aqueles que sofrem.

Não podemos confundir bênçãos com novo nascimento, pois as bênçãos se conquistam através da fé e para isso não é necessário ser nascida de Deus; qualquer pessoa que fizer uso da fé vai conquistar seus benefícios.

Eu me lembro que ao chegar à igreja, conforme ia lendo a Palavra de Deus e aprendendo nas reuniões, meus olhos foram se abrindo e logo aceitei a Palavra, me converti a ela. Eu recebi milagres, mas o meu encontro com Deus só veio a acontecer depois e quase dois anos.

O novo nascimento é algo interior, quando de verdade você muda por dentro e se sente forte, já não existe temores nem duvidas, tristeza em seu coração ou acusações, o Espirito Santo está contigo, e esta certeza ninguém pode arrancar, pois só você sabe o seu antes e depois.

Este momento é tão marcante que você se transforma, nunca mais é a mesma pessoa, é como se começasse a viver a parti deste dia e todo o seu passado fosse apagado.

Não deixe enganar: se você tem sido abençoada, ou mudou em algumas coisas, mas seu interior, seus pensamentos e atitudes, maus  desígnios e tristeza continuam, então o novo nascimento ainda não aconteceu.

A pessoa que  não é nascida de Deus não tem estrutura espiritual para servir no Altar, não suportará o fogo da obra de Deus.

Aqui vemos a grande importância de servo ser nascido de Deus, pois quantos vemos cair pelo caminho, abandonar a fé e até mesmo escandalizar o nome de Jesus, porque pensavam ter o Espirito Santo  e na verdade não tinham? Quantas passam pelos desertos e dificuldades têm vontade de desistir e deixar tudo para trás.

Por isso, as  vezes escutamos aquela frase: "A obra de Deus não é o que eu imaginava, pensei que seria diferente, isto não é para mim."

A pessoa que fala assim não teve o chamado para o Altar, pois talvez estivesse imaginando algo que seria do agrado da sua carne e nunca soube o verdadeiro significado da palavra renúncia, e por isso não se sente feliz e realizada.

Os chamados para o Altar estão conscientes de que já não tem mais vida própria; sua vida é em função das almas, é para servir a Deus; quem não está disposto a isto não pode servi no Altar.

Se você tem o desejo, mas ainda não teve um encontro real com Deus, não perca mais tempo, comece  a buscar, deixar tudo o que não agrada a Deus e que impede o seu novo nascimento.

     "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espirito  não pode entrar no reino de Deus" João 3.5
 

Quero receber o Espírito Santo


     Analise quais passos tomar e faça o melhor de si, pois é o mais interessado em que você receba o batismo com o Espírito Santo:
 
1- abandone tudo que desagrada a Deus, tudo que vai contra a Sua Palavra;

2- esqueça seu passado, não se condene pelos erros que você já cometeu, nem pense que você não é merecedora;

3- arrependa-se e tome a decisão de se batizar nas águas, para assim começar uma nova vida com Deus;

4- afaste-se de amizades que prejudicam sua fé, que influenciam você de uma maneira negativa, levando-a à fazer ou falar coisas que vão contra a vontade de Deus;

5- conviva o máximo que puder com pessoas da mesma fé, que vão ajuda-la  espiritualmente a se aproximar mais de Deus;

6- busque sem desistir; mostre para Deus que Ele é o primeiro em sua vida, e que você quer receber o Espírito Santo mais que qualquer outra coisa;

7- faça um propósito espiritual neste sentido, como jejum; oração de madrugada, algo que mostre que você está realmente interessada em ter um encontro com Ele;

8- é necessário você se entregar totalmente para Deus, ainda que isso signifique deixar tudo deste mundo; vontades próprias, tradições, desejos carnais, enfim tudo que possa prejudicar sua comunhão com Deus.

"O qual nos habilitou para sermos ministro de uma nova aliança, não da letra, mas do espirito; porque a letra mata, mas o espirito vivifica" 2 Coríntios 3.6

     

Desertos espirituais

 
  O que é um deserto senão um lugar árido, desolado, abandonado e solitário?

Se você está passando por uma luta muito grande e sente que está sozinha, desolada e esquecida por Deus, saiba que está atravessando seu deserto.

     Neste momento nos sentimos assim, ninguém pode nos ajudar, nossas orações parecem não ter resposta e só nos falta perguntar: "Deus, onde estais, que não me ouvis?"
 
    Mas o deserto não é o momento para falar, é momento para escutar o que Deus tem para nos dizer.
Ele nos leva ao deserto, pois ali Ele tem toda nossa atenção.

    Todos os homens e mulheres de Deus passam desertos espirituais. Não quero dizer que os desertos sejam agradáveis e prazerosos, mas são indiscutivelmente necessários.

   Cada deserto tem um propósito, nem todos passamos pelo mesmo, pois cada um é adaptado por Deus segundo a necessidade do servo, de moldar o seu caráter e faze-lo alcançar um nível de espiritualidade e dependência dEle mais elevado.

   A pessoa que é de Deus e nunca passou pelo deserto, nunca experimentou o batismo de fogo.
Esta experiência dolorosa nos faz crescer espiritualmente, alcançar maturidade e até mesmo alicerçar nossa fé. os desertos nos ensinam e ser humildes, compreender mais o nosso semelhante e não sermos breves para julgar.

Podemos observar que pessoas que ainda não passaram por lutas no âmbito espiritual tem grande chance de ser egoístas, egocêntricas e criticas com muita facilidade. Como poderíamos compreender o sofrimento das pessoas, se nossa própria vida fosse um constante mar de rosas?

   Vou relatar minha primeira experiência, que na época foi para mim um travessia pelo deserto.

    Eu estava apenas com oito meses na obra de Deus, quando meu esposo foi escolhido para pregar a palavra de Deus nos Estados Unidos. Meu coração se alegrou muito, pois eu queria servir a Deus sem importar o lugar ou país, mas eu não tinha ideia de tudo que teria de enfrentar.

    Nunca tinha saído do meu país, a não ser na férias, e muito menos ficado longe da minha família.

    Quando cheguei a Los Angeles, foi que a ficha caiu, como se costuma fizer. País novo, idioma novo, longe de todos que me amava e sem conhecer ninguém, me sentia sozinha, incapaz e, para completar era também muito tímida.

    Queria ajudar na igreja, mas não sábia falar o idioma, e até ficar na EBI era complicado, pois eu não entendia as crianças. Muitas vezes, para ungir as senhoras elas tinham que apontar o lugar onde queriam a unção porque eu não entendia o que diziam. Será que eu poderia suportar uma mudança tão radical?

     Eu me lembro que me apeguei com Deus como nunca. No começo, chorava durante a noite, sozinha enquanto meu esposo ia fazer o programa de rádio, pois tinha a consciência de que não podia passar para ele as minhas debilidades. Ele precisava estar concentrado na obra de Deus, e eu não iria atrapalhar, então sofria calada.

     Fiquei nessa situação por mais de um mês, até que me dei conta de que tudo aquilo era uma armadilha do diabo para me enfraquecer e frustrar os planos de Deus.

    Numa reunião, fiz a oração do "ponto final", desabafei com Deus, falei que eu não tinha escolhido estar ali, mas se Ele tinha me concedido essa honra, teria de arrancar de dentro de mim todos os medos, sentimentalismo e preocupações.

    Minha família não tinha ficado muito bem depois da minha partida, principalmente o meu pai, e o diabo usou isso para me distrair, me entristecer. Mas graças a Deus me dei conta e pude toma uma atitude a respeito.

   Naquele dia senti que fiquei leve, que estava pronta para realizar o plano de Deus na minha vida, nunca mais chorei de noite, escondida. Foi uma faze difícil, mas eu conseguir ultrapassá-la porque me apeguei a Deus, busquei nEle refúgio e dei um basta naquela situação.

   Hoje, quando alguma esposa chagar de seu país, busco dar uma atenção especial, pois sei o quanto é difícil no começo.

   O deserto aparece do nada, não precisa ser provocado  por algo, simplesmente ele chega e do mesmo modo ele acaba. Mas com a diferença do que, ao sairmos de um deles, somos melhores servos, com uma fé muito mais estruturada, e com muito mais qualidade de caráter de servo de Deus.

   Os desertos são como uma escola da fé, sempre que Deus quer que os Seus servos aprendam algo novo, Ele os encaminham ao deserto, para serem aprovados e glorificar o Seu nome. Os grandes heróis da Bíblia passaram por essa escola nos deixando grandes exemplos de fé.

   Não há um manual de como nos preparar para os desertos, o segredo é ficar aos pés de Jesus e aprender com cada experiência.

            "Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
  
             Quando passares pelas águas, eu seria contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão;
 passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama arderá em ti". Isaias 43.1,2.

Injustiças

Quando uma injustiça é cometida, logo temos o impulso de querer resolver o problema, falar explicar e deixar tudo em "pratos limpos". É difícil ver ou sofrer na própria pele a dor da injustiça, sem fazer nada a respeito.
 
    Na obra de Deus também podem acontecer injustiças. O homem não é adivinho e pode cometer um erro de forma inconsciente por não ter o conhecimento total da situação. Ou até mesmo que alguém cometa uma injustiça com má-fé, nada podemos fazer a não ser esperar e confiar na intervenção de Deus.
 
  Sempre que queremos resolver algo pela força do braço, acabamos por piorar a situação. E neste momento em que nossa confiança e paciência estão sendo provadas, deixamos a desejar, por manifestarmos uma intranquilidade de espírito e entrar em desespero.
 
   Se alguma vez você for pisada ou injustiçada por algum motivo, mas a sua vida estiver no Altar, pode ter certeza de que Deus irá defende-la. E como conhecer o poder da injustiça de Deus, sem antes ter conhecido a injustiça? Só quem foi injustiçado sabe o eu é justiça!
 
   Nos dias atuais, em  que tudo é rápido e não se pode perder tempo, o ser humano se tornou mais ansioso e impaciente. Tudo tem de ser para ontem. A rapidez demonstra capacidade e eficiência.
As pessoas simplesmente não suportam esperar. Veja se não somos assim: detestamos esperar na fila do supermercado, esquentamos a comida no micro-ondas para ser mais rápido, se marcamos um horário  com alguém, ficamos impaciente  se a pessoa se atrasa dez minutos, sempre que pedimos para alguém fazer alguma coisa, achamos que a pessoa demorou demasiado. Você deve estar rindo neste momento, pois acaba de descobrir que vive na época da ligeireza. Somos deste mundo e nem nos damos conta.
 
   Mas com Deus não funciona assim. Deus tem o tempo dEle  e sabe a hora certa para agir. Não adianta querermos dar um empurrãozinho, ou uma ajuda para Deus. Ele não precisa, somente temos de esperar.
 
   Não se preocupe, a justiça de Deus vai prevalecer, não precisa ficar com raiva, nervosa, nem se justificando para as amigas...
 
   Muitas pessoas já abandonaram a fé e a obra de Deus por injustiças que logo foram esclarecidas. Mas essas pessoas já tinham tomado sua decisão, ou seja não souberam esperar.
 
   Temos um grande exemplo bíblico: José do Egito. Ele foi vendido como escravo pelos próprios irmãos; depois de estar num pais estrangeiro e se tornar propriedade de um estranho, foi acusado falsamente por uma mulher de querer estupra-la, quando, na verdade ela havia tentado seduzi-lo, e ele não cedeu aos desejos dela. Assim, ele foi preso injustamente e abandonado, mas Deus era com José e sabemos como o livrou e o colocou como governador; como é bom esperar em Deus!
 
   "O Senhor, porem, era com José, e lhe foi benigno, e lhe  deu mercê perante o carcereiro; o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele  fazia tudo quanto se devia fazer ali. E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, por quanto o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava" Gênesis 39.21-23
 
  Não tente provar a sua inocência, o Senhor Jesus é o seu advogado, e não existe outro mais capacitado. Ele sabe melhor do que ninguém o que é a injustiça; Ele te entende e tem prazer em defender os Seus escolhidos. Dobre os  joelhos e se fortaleça  no Senhor, pois Ele é o nosso justo juiz.
 
  "Longe  de ti o fazeres tal coisa, matares o justo como o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não farás justiça o juiz de toda a terra?" Gênesis 18.25
 
    Agora você entende a importância do novo nascimento? como uma pessoa que não  é batizada com o Espírito Santo poderá suportar os desertos, as tribulações e as injustiças que todo homem e mulher de Deus têm de enfrentar?
 
 
Livro: Escolhida para o Altar
Por: Tania Rubim