Mulheres da Bíblia- Débora


Débora em hebraico é Devorá que quer dizer  uma pessoa que possui força de vontade excepcional.


Débora foi uma mulher que se destacou dentre todas as mulheres de Israel, em um tempo onde as pessoas viviam a fazer o que era mal diante de Deus, uma mulher se levanta como Profetisa e Juíza do seu povo.
"Governava em Israel, naquele tempo, uma mulher, Débora, profetisa, mulher de Lapidote." Juízes 4.4

Ela buscou de forma  intensa ao Senhor, a ponto de ser uma “mulher profetisa”. Esta busca a Deus em meio a um povo corrompido demonstra sua grande firmeza de caráter, firmeza essa para servir a Deus em meio a uma geração perversa. Quantas não foram as lutas que Débora enfrentou, quanto teve de renunciar para se manter separada do pecado e do mundo.

Por ter decidido servir a Deus, apesar de todas as circunstâncias adversas, mostrou ser uma mulher diferente, e pouco a pouco as pessoas pôde ver que ali estava uma mulher de Deus, capaz de julgar suas causas com justiça,  de tal forma que até os homens submetiam-se a ela, reconhecendo que Deus estava com ela, foi o caso de Baraque que recusou-se ir para a batalha sem Débora; "Baraque lhe respondeu: Se tu vieres comigo, eu irei; mas se tu não vieres comigo, não irei."

Débora era uma profetisa, ela tinha o privilégio de ouvir a voz de Deus, pois quando Deus queria falar para o seu povo Ele fazia isso através dela, ela se tornou porta-voz  de Deus. 

O fato de Débora ser chamada no texto de “mulher profetisa” e, logo a seguir, ser dito que era “mulher de Lapidote”, também nos revela algo muito importante: o fato de Débora ser uma profetisa, ter sido elevada a juíza de Israel, não alterou a sua posição na sociedade. Débora alçara uma posição que jamais uma mulher havia alcançado. No entanto, isto não modificou a sua qualidade de mulher e esposa de Lapidote.

Débora não havia deixado de ser mulher, nem de ser a mulher de Lapidote, ou seja, mantinha sua condição de mulher e, como tal, com todos os deveres e funções diferentes a dos homens e das de seu marido.

Ela não era uma feminista que defendia direitos iguais ao dos homens, ela apenas se destacou dentre todas as outras pessoas naquele tempo, uma prova que Deus não faz acepção de pessoas, que Ele não faz diferença entre homens e mulheres, mas que a entrega, a comunhão e a intensidade que o buscamos é o que faz a diferença.
Débora se destacou naquele tempo diante e Deus e também diante de seu povo, pelo que ela era e não pelo que ela fazia, podemos imaginar que ela estava ali casada com Lapidote vivendo sua vida, mas ao mesmo tempo inconformada com a atual situação de Israel  que uma hora servia a Deus e outra hora servia aos deuses, 
ela não agia como os demais a sua volta, mas fez a diferença ali no seu lugar, de mulher e esposa.

Quantas de nós pensamos que para nos destacar em meio a multidão precisamos estar em uma posição privilegiada, que precisamos ser conhecida por todos? A verdade é que tudo que precisamos é buscar a Deus 
de forma que O agrade, se buscarmos ao Espírito Santo pedindo sabedoria ele vai nos dar, da mesma forma que deu para Débora se buscarmos de Deus a revelação de sua palavra Ele também vai nos dar, dessa forma seremos uma Débora dos dias atuais.

Sempre na fé,
Fran Andrade