Você está responsável por isso


Nunca foi tão fácil criticar, reclamar e apontar os erros dos outros como agora. A Internet garante esse canal aberto aí para os trolls e outros críticos de plantão. Mas é claro que esse comportamento em si não é nada novo. As pessoas sempre foram assim. Só que antes não tinham o megafone da Internet para anunciar seus pensamentos.

Eis aqui uma proposta, um princípio pelo qual você talvez ache melhor viver: o princípio do “você está responsável por isso”. Funciona assim:
Toda vez que você quiser criticar, reclamar sobre uma situação ou alguém, você ficará responsável por consertá-la. Se não quiser ficar responsável por fazer alguma coisa a respeito, então cale a boca.

Por exemplo: você critica a falta de limpeza no local de trabalho. Então agora você é responsável por consertar o problema. Pegue a vassoura, ou vá falar com o chefe da limpeza, ou vá solicitar mais baldes de lixo para sua seção, ou vá passar a lavar o próprio prato lá na cozinha depois do almoço. Pronto, você está responsável. Se não quiser ficar responsável por isso, então por favor não critique a limpeza. Poupe os ouvidos dos outros.

Você achou que a apresentação do gerente de marketing da empresa foi um tédio. Uma hora de blá, blá, blá que não acrescentou em nada. Então agora você é responsável por melhorar a qualidade das apresentações na empresa. Vai dar seu feedback (e quem sabe o dos colegas também) aos que fazem apresentações, vai sugerir melhoras, vai contribuir com ideias, vai contatar o RH sobre treinamento de comunicação para os apresentadores, talvez até dar um livro sobre o assunto para os “chatos”. Do contrário, feche a matraca e foque na sua vida.
Talvez você ache esse princípio um pouco radical. Mas se em vez de reclamar, todos aplicassem esse princípio no trabalho, em casa, na escola, na comunidade, na cidade e na própria vida, imagine como tudo iria melhorar.
Então lembre-se: quando a sua língua coçar e você se sentir tentado a criticar alguém ou alguma coisa, primeiro pergunte-se se está preparado a ficar responsável por melhorar a situação. Senão, escolha o silêncio.

PS. Experimente começar a dizer isso para quem vive reclamando e trazendo críticas aos seus ouvidos. Logo, logo eles vão parar…

PPS. Veja Jesus aplicando esse princípio: Em declinando a tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: É deserto este lugar, e já avançada a hora; despede-os para que, passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer. Porém Ele lhes respondeu: Dai-lhes vós mesmos de comer. — Marcos 6.35-37

Bispo Ranato Cardoso