A escolhida

Quem não quer ser a escolhida para ter o melhor?
Quem não quer ser escolhida para está no lugar de prestígio?
Quem não quer ser a escolhida por Deus para manifestar sua glória?

Neste últimos dias tenho pensado sobre os critérios de Deus para fazer uma escolha? Como Deus escolhe? qual é o critério que ele usa? Será beleza, posição financeira, ou outra coisa?

Quando Deus escolheu um novo rei para ocupar o lugar de Saul, Ele teve um críterio, escolher aquele que fosse segundo o seu coração, e Deus falou para Samuel ir até a casa de Jessé e procurasse ali entre os seus filhos um que seria ungido rei de Israel, mais com um detalhe "Não atente para sua  aparência", então saiu Samuel e chegou até a casa do pai de Davi, Jessé chamou todos os seus filhos e Samuel não encontrou ali nenhum para ser ungido rei, então pediu que lhe chamasse todos os seus filhos, foi ai que Jessé lembrou de Davi que estava cuidando das ovelhas, então veio Davi um homem do campo pequeno em estatura, o futuro rei de Israel.

Jessé jamais poderia imaginar que dentre os seus filhos, Davi o menor, aquele que nunca foi chamado para ir a guerra se tornaria o Rei de Israel, isso porque o que a maioria das pessoas espera ver nos escolhidos de Deus é capacidade, esperam ver porte de rei, porem Deus não ver como homem Ele ver o coração, pois é somente o centro da nossa vida que importa diante de Deus.

Com Raquel e Lia não foi diferente, Jacó saiu fugindo da casa de seu pai apos usurpar a bênção de seu irmão, ao sair disse Isaque seu pai - procura na casa de labão irmão da tua mãe, uma mulher e se casa,
Jacó chegou na casa de Labão e logo se encantou por Raquel a filha mais nova de Labão, decidiu que queria casar-se com ela, e trabalhou por sete anos para se casar com ela, mais Labão queria que a filha mais velha Lia, casar-se primeiro, então em uma trapassa deu a primeira filha para Jacó, mais o coração de Jacó não amava Lia e sim Raquel então trabalhou mais sete anos por ela,  e casou-se.

Lia era abençoada por Deus com filhos, com a maior bênção que uma mulher podia receber naquela epoca, enquanto Raquel não tinha filhos, Lia deu à  luz a Judá,  cuja linhagem nasceu o Senhor Jesus, Raquel morreu dando a luz, e foi sepultada no caminho de Belém enquanto Lia, foi sepultada em Hebrom ao lado de Abraão e Sara, as duas eram casadas com Jacó o escolhido e apesar de Jacó amar mais a Raquel , Lia foi a verdadeira escolhida por Deus, aquela que não tinha  muitos encantos.

Tanto Lia com Davi não tinha nenhum encanto aos olhos humanos, ambos eram desprezados, mas Davi dava a vida pelas ovelhas matava leões que tentavam comer, Lia cuidava da casa do marido e dos filhos, não vivia reclamando de nada, mesmo não sendo tão amada por seu marido. Davi ao se tornar rei tinha um cuidado especial pela casa de Deus a ponto de chegar a dizer "o zelo da tua casa me consome" refletindo sobre essa frase de Davi podemos imaginar que o cuidado que ele tinha com a casa de Deus era algo muito especial, algo diferente. Ora o templo era enorme será mesmo que a preocupação de Davi era com a limpeza? Acredito que não, o zelo que Davi tinha pela casa de Deus era com aquelas coisas esquecidas, com aquelas coisas que passavam despercebidas aos olhos das demais pessoas, isso fazia Davi diferente, isso fazia dele o homem segundo o coração de Deus, homem que faz além do que é esperado, Lia também era assim, porque  o que todos esperavam dela naquela situação era que ela fosse uma pessoa amarga, que odiasse sua irmã que tinha mais atenção de seu marido, mas não, ela foi diferente ela se preocupou em fazer melhor em cuidar dos filhos da casa e do marido, nunca levando reclamações para ele.

Esse é o critério da escolha de Deus, aqueles que fazem além do que as pessoas esperam, aqueles que negam sua própria vontade, sua própria natureza para fazer o que agrada a Deus.
A verdadeira mulher de Deus faz sempre todas as coisas com todo cuidado e dedicação, está sempre atenta para as coisas esquecidas, seja na igreja,  em sua casa,  em relação as almas, ela sempre dar o seu melhor em tudo que faz, ela é segundo o coração de Deus.

Sempre na fé,
Fran Andrade