Ana A Profetisa


                                
Havia  uma profetisa, chamada Ana, que era viúva , que  viveu apenas sete anos com seu marido, ela tinha  oitenta e quatro anos e não deixava o templo, adorava noite e dia em jejuns e orações. Lucas 2.36-37

Ana fez uma escolha, ela viveu apenas sete anos com seu marido e ao invés de ficar em casa triste  lamentando sua viuvez, decidiu ir para o templo e viver todos os dias para servir ao Senhor.

A Bíblia não fala muito sobre esta  mulher, não conta como era sua vida, apenas sabemos que ela vivia no templo dia e noite, orando e jejuando. Ana casou-se para servir ao seu esposo, para cuidar e ama-lo, mas não pode viver todos os seus dias ao lado de seu marido, então decidiu viver servindo ao Senhor no templo, e como recompensa ela teve o prazer de conhecer o Senhor Jesus ainda criança.

A bíblia diz que havia um homem chamado Simeão que era justo e piedoso que recebeu a promessa do   Espírito Santo  de que não morreria sem ver  o Cristo do Senhor. Simeão movido pelo Espírito foi até o templo e lá encontrou Jesus ainda criança, grande alegria aquele homem sentiu a ponto de falar que já estava pronto para morrer ,  pois já tinha visto o Salvador, Naquele mesmo templo vivia Ana a profetisa, ela por viver no templo estava ali no lugar certo na hora certa e viu o Senhor Jesus e pode falar dele para todas as pessoas.

Ana não recebeu do Espírito Santo a promessa de ver Jesus, mas foi privilegiada em conhecê-lo, entendo  isso da seguinte forma: quando nos entregamos para Deus de todo coração Ele nos recompensa de forma surpreendente, pois Ana não estava ali por acaso, se ela viu a Jesus foi por permissão de Deus, pois quantas  pessoas não aguardavam a chegada do Salvador?
Simeão recebeu a promessa e viu, e Ana  foi privilegiada por Deus, porque servia ali com sua vida, sem reservas, ela entregou-se por completo a Deus.

 Ana não quis voltar para casa de sua família e viver das esmolas e caridades que as viúvas viviam naquela época. Ela fez uma importante escolha, quando era casada entregou toda sua vida ao seu esposo, mas depois , viúva entregou toda sua vida a Deus e servia-o como ao seu marido vivendo dia e noite no Templo.

Muitas mulheres casam-se com pastores homens que serve ao Altar, e vive ali sua vida feliz servindo ao Senhor, mas em algumas situações os seus maridos deixam o Altar outras ficam viúvas no Altar, e algumas mulheres se encontra sozinha e perdida no Altar, sem razão para está ali, porque casaram-se com o homem que estava no Altar e não com o Homem do Altar.  Quando uma mulher vai para o Altar por amor a um homem cedo ou tarde vai acontecer algo que lhe afastará do Altar, da mesma forma pode acontecer com A mulher que casa-se com o Altar,  a fatalidade pode vir tanto para uma, como para outra, mas a diferença é que a mulher que casa e serve verdadeiramente ao Altar do Senhor, jamais saíra dele. São mulheres como a Profetisa Ana, que ficando viúva e sozinha não voltou para casa de sua família,  mas  permaneceu no templo, porque entendeu que o sentido de sua vida estava ali.

Quando procurava na Bíblia  falar de uma mulher, não imaginava falar da Profetisa Ana, a verdade é que agora pude entender quão grande lição Ana nos dar com sua pequena história e grande exemplo para todas nós que desejamos servir a Deus no Altar.    

Sempre na fé, Francisca Andrade